fundo cta2

Telerradiografia lateral cefalométrica

Técnica radiográfica extra-bucal, que avalia as relações dos elementos dentais com os maxilares, e dos maxilares com relação ao esqueleto facial, podendo assim avaliar os desvios de planos oclusais e alterações pertinentes á intervenção ortodôntica, ortopédica e cirúrgica.A radiografia cefalométrica é uma radiografia do crânio padronizada e reproduzível. A padronização é essencial para o desenvolvimento da cefalometria¹.

O principal valor dessas radiografias é o monitoramento do progresso de um tratamento, por meio da realização de traçados cefalométricos manuais ou computadorizados.

telerradiografia1

Principais indicações:

1. Na Ortodontia:

  • Diagnostico inicial – confirmação de anormalidades esqueléticas e/ou de tecidos moles.
  • Plano de tratamento.
  • Monitoramento do progresso do tratamento. Por exemplo, na avaliação da necessidade de ancoragem e inclinação dos incisivos.
  • Apreciação dos resultados alcançados. Por exemplo, 1 ou 2 meses antes da finalização do tratamento, no intuito de assegurar que os objetivos deste tenham sido alcançados e para permitir o planejamento da estabilização.

2. Cirurgia Ortognática

  • Avaliação pré-operatória dos padrões esqueléticos e de tecido mole.
  • Auxilio ao plano de tratamento.
  • Avaliação pós-operatória.

(¹) Traçado Cefalométrico: Este produz uma representação esquemática de certos pontos anatômicos ou pontos de referência evidentes em uma radiografia lateral de crânio. Esses pontos são traçados em uma folha de papel acetato sobre a radiografia, ou marcados digitalmente. Ambos os métodos permitem a realização de mensurações precisas.

Contatos

(51) 3228-9062
(51) 3228-3916
(51 ) 984.721.626 WhatsApp

sroradiologia@portoweb.com.br

Endereço

Av. Alberto Bins, 410 - 2º Andar - Centro Histórico
Porto Alegre - RS, 90030-141

Localização